Habitantes!

14 de maio de 2009

Ops! Minha Poupança

Certa vez ouvi de um amigo: “tem solução que não é solução”. Eis que surge um concretíssimo exemplo – querem mexer na nossa poupança. Ops! Bem que o deputado Raul Jungmann avisou!

Quem escuta os argumentos que tentam justificar a mordida do leão quase se convence. Dizem que a poupança ficou mais “atraente” do que os fundos de investimento. E ficou mesmo, porque na poupança não incide imposto de renda nem as taxas dos bancos. Já nos fundos, além do imposto de renda, os banqueiros cobram taxas exorbitantes para engordarem seus lucros.

Você pode dizer que a medida afetará apenas 1% do número de poupanças. E eu te digo: o governo não se desgastaria por pouca coisa! E mais, se você acha que 1% das poupanças é pouco, o que me diz de uns dez banqueiros concordarem em cobrar menos sobre os rendimentos dos fundos? Assim esses fundos ficariam mais atraentes, entende?

A queda na taxa de juros é uma reivindicação antiga, inclusive nossa. Mas de que adianta reduzir os juros se os banqueiros não repassam essa redução ao conceder empréstimos? Ah, esses banqueiros!

"Essa mudança, permite, abre espaço, para reduções substanciais nas taxas de juros no Brasil e isto é o que importa no momento", diz Henrique Meirelles, presidente do Banco Central.

Prestaram atenção? É o que importa no momento! O que virá depois disso só Deus sabe. E acredito que seja melhor prevenir do que remediar.
___

2 comentários:

Fábio Calab disse...

Querida e amada dona do Blog... Voce sabe que esse 1% de pessoas representam 45% de todo o valor de depositos da caderneta de poupança ? Acho que o governo deve taxa-los mesmo... e isso nao quer dizer que nao deva mexer nas taxas que os banqueiros cobram...entende ? O governo tambem devia mexer e regular essas tal taxas que os bancos cobram.... para mim uma coisa é uma coisa... outra coisa é outra coisa... que nao misturemos as coisas... hehehehe bjocas do seu super hiper mega fã...

Thaís Gomes disse...

Pois é querido, tem muita coisa a ser feita....e elas dever ser feitas ANTES de pensarem em mexer na poupança.

A Cristiana Lobo escreveu em sua coluna:

"Governo e oposição sabem muito bem o que representa a caderneta de poupança para o brasileiro. É quase uma “instituição nacional” - é sinônimo de segurança, de rentabilidade garantida pelo governo assegurada em lei e sem a cobrança de impostos."

E em pesquisa, 76% dos brasileiros não concordam com mudanças que afetam a poupança.

Enfim...há controvérsias em todo lugar!