Habitantes!

25 de maio de 2009

Cê tá zuando!


Jamais subestimem o poder e a importância dos relacionamentos na vida da gente. Não importa o quanto estão presentes, se ainda estão presentes ou já foram embora. Não importa. O essencial é perceber a diferença que eles fazem.

Uma das maneiras de perceber como as pessoas interferem na vida da gente é vendo, em nós, gestos ou falas que, inconscientemente, imitamos delas. Eu tenho vários exemplos desses em minha vida:

Ah...mentira!
Para de show!
Misericórdia!
Pois não!
Anrã...pra não render!

E mais outros tantos que não me lembro agora. Fiz contato com isso na sexta. Saí com uns amigos e um deles fala sempre: Cê tá zuando! E logo me vi dizendo: Cê tá zuando! E assim vamos seguindo, como engrenagens que somos (ver Somos engrenagens), interferindo e sendo interferidos.

Vamos nos construindo a partir outro, a partir da convivência com ele. O outro é nosso parâmetro. Vamos vendo as qualidades e os defeitos deles em nós. E vice-versa! Por isso é que os relacionamentos profundos implicam em descobertas profundas em nós mesmos. Esses nos marcam mais. São esses que nos dizem quem somos, o que aceitamos, o que repudiamos, aponta nossos limites e ampliam nosso poder de compreensão. Por isso também eles demandam mais coragem.

Costumo brincar com meus amigos dizendo que “tudo que rela é relativo”! O verbo “relar”, aqui se refere ao ato de relacionar. Relativo? Tudo nesse mundo é relativo. Tanto no que se refere à questões de "ponto-de-vista", quanto à "disponibilidade" humana de se relacionar.
__
Os relacionamentos são tudo em nossa vida. São mais: eles são nosso espelho!

5 comentários:

Fábio Calab disse...

Oi querida... Relacionamentos... dificil demais para mim...tenho muita dificuldade sobre esse assunto ... desconfio de tudo e de todos... mas uma coisa que voce falou que é certa é sobre pegar algumas manias ou frases que nossos amigos tem... conheço amigos meus que pegam mania até dos seus cachorros acredita ? ficam com os dentes inferiores para fora da boca quase toda hora... mas um dia ele ou ela aprende... nao quero aqui revelar a pessoa... eu tenho algumas manias que peguei de amigos... tenho poucos e bons amigos... mais poucos do que Bons .... Né Daví ... HEHEHEHE... bjocas mil

Thaís Gomes disse...

Querido! Nem tinha me dado conta do quanto eu imito o Rhodes! kkkkkkkkk

Em breve colocarei uma foto minha e dele pra ilustrar esse post tb!

Beijão

Fábio Calab disse...

Contou o Santo né.....engraçadinha...bjocas

davi disse...

Espeho, espelho meu, é melhor calar a boca!!!!! o negócio é aprender a nos entender através dos outros pq a análise é mais fácil nos outros do q na gente!!!!! E absorver coisas boas, inclusive falas, é o canal!!!! Agora Fábio: CE TA ZOANDO NÉ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Elga Arantes disse...

Já vi mta coisa em comum com minhas idéias no seu blog, até agora. Estou lendo de trás pra frente - acho que deu pra perceber, pelos comentários, né?

Tenho um texto que fala sobre a relatividade de tudo no mundo; adoro Dia Branco e a música do Capital postada aqui; falo sobre egoísmo várias vezes, em muitos posts.

Além do que, seu compromisso social com a mobilização ante a corrupção é estimulante. Parabéns!

Um beijo.