Habitantes!

5 de maio de 2009

Relações inter e intrapessoais

No meu perfil, me confesso “fascinada pelos mistérios que permeiam as relações inter e intrapessoais”. E quero aqui dividir com vocês a minha crença nesse sentido.

Primeiro vamos aos conceitos. Relação interpessoal é a relação que estabelecemos com as outras pessoas. Já relação intrapessoal é a relação que estabelecemos com a gente mesmo.

Acredito que quanto melhor é a nossa relação intrapessoal, tanto melhor será a interpessoal. E vice-versa. E mais: quanto mais nos aprimoramos em uma, a outra se aprimora também.

Muitas vezes nós não nos entendemos e, automaticamente, fica difícil compreender o outro. Mas quando a gente entende a nossa realidade e vemos que a do outro é diferente – e não tem que ser igual à nossa – somos libertos de uma série de angústias.

Só quando nos colocamos no lugar do outro é que conseguimos ver suas razões e motivos. Isso não quer dizer que toda razão e motivo tem que ser aceitos por nós. Eles tem que ser entendidos. A partir daí começa a tarefa de fazer com que o outro veja os nossos. Ponto de vista é isso. Mas se ficarmos presos apenas ao nosso, nos prendemos do mundo.

Desses tipos de relação, deriva a palavra relacionamento. E como já disse aqui em outros textos, os bons relacionamentos que estabelecemos valem ouro! Basta a boa vontade de entender o outro e se fazer entender por ele. Essa regra é aplicável a todos os segmentos: sociedade, família, amigos, trabalho. É recompensador!

2 comentários:

Fábio Calab disse...

Oi querida.... Sou uma pessoa que briga muito comigo mesmo... tento me controlar ao maximo e fico por diversas vezes calado e na minha... mas quando estou bem comigo mesmo consigo ter minhas relações interpessoais melhoradas ao extremo... depende do meu humor ou da falta dele... tem época que parece que estou com Tpm acredita ? mas como voce mesma falou se tentarmos nos colocar no lugar do outro a diferença de tratamento será absurda.... bjocas e voce está de parabens heim hoje fazem 2 meses e 15 dias de Blog...viva,,,viva....viva

Thaís Gomes disse...

Vc continua um fenômeno em datas Querido! Obrigada pelos 2 meses e 15 dias de carinho! Beijoca