Habitantes!

17 de agosto de 2009

Relações Inter e Intrapessoais – Parte II

No meu perfil, me confesso “fascinada pelos mistérios que permeiam as relações inter e intrapessoais”. Como muitas pessoas interessadas no assunto tem acessado este blog, resolvi hoje falar novamente sobre o tema.

Primeiro vamos aos conceitos. Relação interpessoal é a relação que estabelecemos com as outras pessoas. Já relação intrapessoal é a relação que estabelecemos com a gente mesmo.

A meu ver esses dois tipos de relação são interdependentes. Quanto mais você desenvolve uma, a outra é desenvolvida também. Quanto melhor nos relacionamos com o outro, melhor nos relacionamos conosco e vice-versa.

Desses tipos de relação, deriva a palavra relacionamento. E como já disse aqui em outros textos, os bons relacionamentos que estabelecemos valem ouro! Essa regra também pode ser aplicada às relações comerciais e é esse o tema do artigo que escrevi ano passado. Intitulado “
As relações emocionais como elemento estratégico para a conquista e manutenção de clientes”, o artigo trata das relações intrapessoais, interpessoais e o efeito da conexão emocional estabelecida entre pessoas que criam produtos ou serviços e pessoas que os consomem. Essa relação decorre da interação humana e da conotação emocional que é transmitida em todos os tipos de relacionamentos, indiferentemente nos comerciais. O embasamento teórico das obras consultadas aponta esse foco emocional como condutor de oportunidades, tanto para quem vende como para quem compra. Isso constitui um importante diferencial competitivo das organizações.

Para quem se interessar pelo assunto, modestamente, esse artigo é um prato cheio!


3 comentários:

mdany disse...

Tem selinhos pra vc no meu blog...beijoks!

Velejando nas Letras disse...

Querida Thaís,

Adoro o seu texto e, da mesma forma, os assuntos que você aborda. Dever de casa: ler o link escrito por você sobre “As relações emocionais como elemento estratégico para a conquista e manutenção de clientes”. Fiquei curiosa. Esse assunto sempre me interessa!

Beijo

Fábio Calab disse...

oi amada e querida amiga... deixe te contar duas curiosidades... primeira: depois de amanha o blog faz 6 meses... começou dia 20 de fevereiro.. Segunda curiosidade acredite ou nao... o primeiro comentário foi postado só dia 02 de março... bem.. acho que está meio errado... será que fiquei tanto tempo assim sem conhecer o seu blog ? Duvidoooooo... Com relação a relações intra ou inter pessoais eu digo que com o passar do tempo ficamos mais exigentes... com a gente mesmo e com os amigos.... bjocas e pense nessas curiosidades... e post pelos 6 meses...bjocas e continue assim brilhando