Habitantes!

30 de março de 2009

Network

A “vontade de ficar junto” e, portanto se relacionar, se estende aos demais tipos de relação: amizade, convívio familiar e profissional. Nelas o recíproco desejo de “fazer dar certo” também impera para que a troca prospere. Este post faz menção a outro (Desde o fim até o começo), mas aqui darei atenção maior à questão profissional.

Pense em seus amigos. Quero ressaltar a reciprocidade da questão. Ninguém é, ou deixa de ser, amigo de alguém, sozinho. Não é verdade?

Família, ah família! O convívio familiar remete muito àquela frase: “O destino decide quem vamos encontrar na vida. As atitudes decidem quem fica”. É fato: estamos destinadíssimos à nossa família. E, mais uma vez, é a recíproca “vontade de estar junto” que fará com que esses laços se estreitem. Ou não!

Na nossa vida profissional também é exigida essa reciprocidade. Mas aqui há uma ressalva a ser feita. No trabalho, nem sempre mantemos contato com as pessoas que nos são mais próximas afetivamente. O quesito afinidade não pode ser o parâmetro determinante para as relações profissionais. Profissionalmente, lidamos com vários tipos de pessoas, muitas vezes com interesses conflitantes e, ainda assim, temos que permanecer bem com todos. Aqui também há escolha, é claro, mas se indispor profissionalmente com alguém sai muito caro. Tenho um amigo que diz: “Vinte pessoas podem te admirar profissionalmente, mas basta uma para acabar com sua reputação”.

Uma palavra muito utilizada atualmente é network. Ela se refere às nossas redes de relacionamento. Somam-se aqui todas as pessoas com as quais já nos relacionamos, mantivemos contado ou que estão presentes em nossas vidas. O network é visto como um importante diferencial competitivo, servindo para questões profissionais individuais e coletivas. Um profissional, com um bom network, tem mais propensão de ser recolocado no mercado de trabalho. As empresas preferem contratar novos funcionários que sejam indicados por seus antigos. Grandes acordos comerciais são firmados graças ao network existente entre os executivos de diferentes empresas.

Em todos os diversos tipos de relação, a “vontade de ficar junto” e de “fazer dar certo” é determinante. Mantenha sempre, no mínino, a política da boa vizinhança. Exige habilidade, mas vale a pena. Você só tem a ganhar. Cuide dos seus e mantenha a porta aberta para os novos que virão. Relacionamento vale ouro!

2 comentários:

Flávia Freire disse...

Tia Tata...
Não dá para esperar perfeição dos outros e nem de si mesmo. Ver o lado bom das pessoas e das situações deixa a vida mais leve. Não esteja sempre pronto para atirar a primeira pedra. O olhar compassivo sobre os outros mostra ao nosso próprio coração que o amor é uma fonte inesgotável e que o gesto inclusivo é muito mais compensador do que aquele que fere e separa.
Demoro.
Bjuzz

Henrique Souto disse...

Meu Deus... vc tem uma sensibilidade incomum!!! Bjs!!!
Henrique