Habitantes!

15 de junho de 2009

Simon e a CPI que tanto queremos!



Ah Simon! Me sinto orgulhosa em já tê-lo homenageado aqui neste blog (homenagem ao senador Pedro Simon). És um exemplar raro, digno de nosso crédito e admiração.

O senador Pedro Simon é um exemplo de boa representação pública a ser seguido com urgência pelos demais parlamentares desse país. Transcrevo aqui, uma matéria publicada no último dia 12, pela Agência Senado, no site da instituição. Nela é detalhada a defesa que Simon fez à instalação da CPI da Petrobras.

Se o tema “CPI Petrobras” soar enfadonho a você, cuidado:

O DESCASO COM O BRASIL PODE SER CONTAGIOSO!
_
____________________________________________________

_
Agência Senado
_
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) criticou, em pronunciamento feito no final da manhã desta sexta-feira (12), a demora na instalação da comissão parlamentar de inquérito que vai investigar a Petrobras. Para o senador, o suposto desacordo entre PMDB e PT quanto à indicação do presidente e do relator da comissão seria "um esquema que foi feito para ganhar tempo".

- Para mim, não existe crise nenhuma, nem do Lula com o Renan, nem do Renan com o Jucá, nem de ninguém com ninguém. É tudo de mentirinha - disse, referindo-se ao líder do PMDB, Renan Calheiros (AL) e ao líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). De acordo com a imprensa, o governo gostaria que Jucá fosse o relator da CPI, mas Renan preferiria outro parlamentar; essa seria uma das razões para a demora na instalação da comissão.

Simon também sugeriu que o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), deixasse a relatoria da CPI das ONGs, apesar de classificar como "excepcional" o plano de trabalho apresentado pelo senador tucano para a comissão que investiga suspeitas de desvio de recursos públicos destinados a organizações não governamentais. A troca do relator - anteriormente era o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) -, feita pelo presidente da CPI, Heráclito Fortes (DEM-PI), vem sendo apresentada pelos líderes governistas como um dos motivos para adiar a instalação da CPI da Petrobras.

Em seu pronunciamento, o senador gaúcho fez questão de ressaltar a importância da Petrobras, lembrando as lutas travadas para que fosse criada e o seu papel de destaque no mundo contemporâneo. Mas disse que é preciso investigar.

- Não conte comigo para querer atingir a Petrobras. Mas também não vamos nos acovardar no sentido de não querer conhecer as coisas que estão acontecendo - afirmou.

Simon também criticou o modo como as comissões parlamentares de inquérito vêm sendo tratadas no Senado Federal, muitas vezes usadas como objeto da luta político-partidária. Ele acrescentou que, por isso, não acredita na CPI da Petrobras.

- Sinceramente, não acredito. Machuca ter que dizer isto, mas nós não temos espírito público. Faltou a este Congresso grandeza. Faltou a este Congresso entender que somos homens políticos, partidários. Temos ideias, temos princípios, mas somos cidadãos! Nós temos personalidade. E, numa CPI, nós nos transformamos em juízes e temos que ser imparciais. Na CPI! Aqui, não. Quem é de um lado vota daquele lado; quem é do outro lado vota contra aquele lado. Ninguém quer buscar a verdade. Mataram a CPI. Esfacelaram a CPI no Senado Federal.

4 comentários:

Laguardia disse...

Pedro Simon ainda é um dos poucos senadores de caráter que temos no senado

Fábio Calab disse...

Oi querida... Fico só imaginando se tivessemos pelo menos 1 duzia de Pedros Simons nesse nosso senado... Que diferença ia fazer... Acho que o governo está querendo que essa Cpi nao saia mesmo... estao fazendo de tudo para retardar... mas acho aque nao conseguem... bjocas e vamos aguardar as cenas do proximo capítulo...

Thaís Gomes disse...

Essa cara do Pedro Simon tá bem refletindo o momento....kkkk Adoro!

Anônimo disse...

Tata me desculpa eu me ausentar do seu blog por tanto tempo. O senador Simon é um dos poucos que ainda respeitam o povo brasileiro. Existem ainda alguns outros que eu acredito também que sejam bons políticos, como os senadores Cristovão Buarque, Eduardo Suplicy, Demóstenes Torres. Quando essas pessoas falam eu ainda consigo leva-las a sério, porém parece que esses caras falam com as paredes, nenhum dos políticos que de alguma forma detém alguma espécie de poder parecem considera-los. Na política parece que sempre está na frente o jogo das vaidades,os interesses particulares e nunca aquilo que é realmente importante para o progresso do país. Tata eu gosto de política mas as vezes me da raiva ver pessoas como Sarney e Renan Calheiros mandando e desmandando na política desse país. Isso me desanima
Bjaum