Habitantes!

17 de dezembro de 2009

Animais – Seres Sencientes


Ontem estava assistindo a um documentário no canal Futura, produzido pela Sociedade Mundial de Proteção Animal – WSPA-, intitulado “Animais – Seres Sencientes”. Ao falarem das más condições a que os chamados “animais de produção” são submetidos, uma frase me instigou e me inspirou esse post. Então se preparem para a minha viagem!

Animais de produção são aqueles que vivem confinados e são criados para o abate em péssimas e artificiais condições de vida. Depoimentos de vários pesquisadores enumeravam diversas razões e vantagens em se melhorar o manejo desses animais. Até que uma das estudiosas, Carla Molento, médica veterinária, sintetiza a questão:

“Toda vez que nós optamos por diferentes produtos, por diferentes estilos e vida, nós estamos endossando práticas”.

Contextualizando com o vídeo, essa sentença foi usada na defesa de que a demanda por carne de animais tratados dignamente, aboliria as crueldades cometidas pela ânsia de lucros. Só que a lição contida nessa frase se aplica a outras infinitas situações.

Ainda tratando de consumo, nossa preferência por produtos e empresas ecologicamente corretos, por exemplo, operariam milagres em nossas vidas. Da mesma forma, comprar um produto de uma empresa que não respeita seu cliente é o mesmo que dizer a ela para continuar fazendo isso. Repito: “o consumo endossa a prática”.

Nessas e em outras tantas situações, somos os responsáveis, somos nós os consumidores. Por isso temos a responsabilidade de exaltar o que é bom e repudiar o que é ruim. Só assim damos chance do ruim ser aprimorado. Dessa forma estabelecemos parâmetros prósperos para nossas vidas.

Podemos estender o ensinamento dessa frase para além das relações de consumo, aplicando essa regra nas nossas relações sociais, profissionais, amorosas e até políticas. Dê preferência a quem lhe faz bem e deixe claro seu descontentamento aos que lhe fazem mal. “Não tolere aqueles que agem de forma irresponsável em relação a você”, aconselha também o famoso texto Sunscreen (abrasileirado e afamado por Pedro Bial, numa versão menos original).

Consuma o que é bom e endosse a prática de ser feliz!

6 comentários:

Velejando nas Letras disse...

Thaís,
Se os meios de comunicação de massa tivessem boa vontade e compromisso com os seus espectadores e leitores, estaria aí um excelente tema de campanha, que contribuiria efetivamente para a conscientização por uma melhor qualidade de vida para todos, em todos os níveis, inclusive em relação à saúde do planeta. É inadimissível que com tanta informação que se tem acesso neste século XXI, ainda se consuma, se alimente e se viva com tanto egoismo e irresponsabilidade.
Bjs

Cachorro Louco disse...

E isso mesmo Thaís.
Totalmente lúcido e verdadeiro ,este post mostra uma forma de luta contra a má qualidade de vida e das coisas que a envolvem .
Beijos

Velejando nas Letras disse...

Thaís querida,
Escrever inadmissível como escrevi acima também é inadmissível, voltei para corrigir.

É INADMISSÍVEL!!!

Bjs

Thaís Gomes disse...

Angela, para todos os nossos males, sempre chegamos ao mesmo denominador comum: egoísmo e irresponsabilidade! Pq é tão difícil?????

Cachorrão: Deus salve nossa lucidez!!!

Beijos a todos

Blog de um Brasileiro disse...

Para a minha querida amiga Thaís, pessoa maravilhosa, cheia de doçura e carinho. Que tem intenções nobres e engrandecedoras. Que por muitas vezes ajudou a me inspirar, venho desejar Feliz Festas, do fundo do meu coração.
Aproveito para aqui deixar a expressão da minha admiração por esta pessoa que não espera fazer, simplesmente faz.
Abraços
Blog de Um Brasileiro

UlissesRocha... disse...

Nossa Thais, esse eu até empolguei rsrsrsrsrs