Habitantes!

7 de outubro de 2009

Educação é tudo

Muitas vezes o conceito de educação fica preso apenas no que diz respeito à escola. A escola é, sem dúvida, um grande berço, mas não o único. As grandes lições de ética e moral, que envolvem caráter e personalidade, são ensinadas pela família, que concede (ou não) às crianças noções de limite e respeito com o outro. Nosso país carece de educação, mas essa carência vai muito além da escolar. Essa última aliás, atualmente paga caro pela deseducação de filhos que violentam inclusive os próprios pais.

São vários os problemas que decorrem da falta de educação. Hoje cito o trânsito, fazendo uma abordagem acerca de uma excelente campanha do Denatran e que vem sendo exibida na TV. Os comerciais exemplificam muito bem as consequências que decorrem da má educação da população.

Tudo se resume à total falta de respeito com o outro, com o próximo, em nome de um individualismo exacerbado. Esse estrago promove, desde infrações no trânsito, até corrupção. Volto a citar uma pergunta que já publiquei aqui anteriormente: "Todos estão pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?". Esse questionamento foi feito em um congresso sobre vida sustentável. E isso não tem a ver apenas com debates ambientais. Temos que focar em nós, nas nossas vidas, em nosso comportamento e no importante papel que temos de cumprir para que tudo melhore.

8 comentários:

Anônimo disse...

Hola Thais.
Gracias por tus bellas palabras y por estar ahí.
Buen tema este el de la "educación", aquí en España se está dando algo inusual en todo el mundo, desde que somos el hazmereir de todo el planeta por el Gobierno que tenemos, a pasar -todos los ciudadanos españoles/as- como conejillos de Indias ante un laboratorio de experimentos sociales (laboratorio=España) como PDD, aborto libre, levantar viejas heridas de la guerra civil, imponer tipos de educación ideologicas radicales en los colegios desde temprana edad (niños a partir de 5 años), etc...todo esto esta llevando en España a un crecimiento de delitos sexuales de más de 2000 casos el año pasado con menores violando a menores ... y aquí no pasa nada ... ¡¡si!!! ...pasa mucho; que a muchos gobernantes les importa un bledo sus ciudadanos, solamente van a por sus intereses/dinero.
Te mando un enlace de una joven que quedó al mundo sin palabras, está subtitulado en Español, lo he intentado buscar en portugues y no he dado con ello, el enlace es:
http://www.youtube.com/watch?v=DLV6jaZFLro
Sin más me despido hasta la proxima, Thais, que tengas un buen día.
Que Dios te bendiga.
FOTELIAS

Anônimo disse...

Olá Thais.
Obrigado por tuas belas palavras e por estar aí.
Bom tema este o da "educação", aqui em Espanha se está a dar algo inusual em todo mundo, desde que somos o hazmereir de todo o planeta pelo Governo que temos, a passar -todos os cidadãos espanhóis/as- como conejillos de Índias ante um laboratório de experimentos sociais (laboratório=Espanha) como PDD, aborto livre, levantar velhas feridas da guerra civil, impor tipos de educação ideologicas radicais nos colégios desde temporã idade (meninos a partir de 5 anos), etc...tudo isto esta levando em Espanha a um crescimento de delitos sexuais a mais de 2000 casos no ano passado com menores violand a menores ... e aqui não passa nada ... ¡¡se!!! ...passa muito; que a muitos governantes lhes importa um bledo seus cidadãos, somente vão a por seus interesses/dinheiro.
Mando-te um enlace de uma jovem que ficou ao mundo sem palavras, está subtitulado em Espanhol, o tentei procurar em portugues e não dei com isso, o enlace é:
http://www.youtube.com/watch?v=DLV6jaZFLro
Sem mais despeço-me até a proxima, Thais, que tenhas num bom dia.
Que Deus te abençoe.
FOTELIAS

Anônimo disse...

OLÁ LINDA.
VC SINTETIZOU PARA QUE SE FORME UMA PESSOA ÍNTEGRA.

A EDUCAÇÃO

BJS DO BETO

Blog de um Brasileiro disse...

nesse mundo, minha amiga, só querem tirar tudo que é bom e aproveitar oportunidades. Nada de Reflexão.

Andreia Alves disse...

Ótimo texto Thaís.
As pessoas estão vivendo muito fora da realidade, não dão valor algum a educação, e pensam que educar é função da escola e esquecem que os primeiros mestres estão dentro de nossa casa.
Infelizmente os valores estão pobres e distorcidos.
beijos linda...

Anônimo disse...

OLÁ LINDA.
VOU SINTETIZAR.
EDUCAÇÃO NÃO DÁ VOTO.
BJS DO BETOCRITICA.

Odele Souza disse...

O trânsito é onde a falta de educação fica bem evidente. Dá até medo. E medo não só do que vemos hoje, mas do que deixaremos para nossos filhos e netos.

Sou de São Paulo, mas "te conheci" em Portugal, através do blog "A Voz do Povo". Muito prazer.

Um abraço

Jorge Lemos disse...

Parabéns pelo texto. Quem, como eu, tem filhos, só pode estar atento à temática.

Continue.

Jorge Lemos
(Figueira da Foz - Portugal)